20091202

MANGAL PANDEY ( O Mártir )


Esta não é uma história sobre a vida do revolucionário mártir Mangal Pandey, mas sim sobre a consciência individual, dele, e por consequência, de todo um povo, para se libertar do colonialismo e conseguirem a liberdade perante o Império Britânico.

Um filme com uma produção cara, é protagonizado por Aamir Khan, Toby Stephens, Rani Mukherjee, Amisha Patel e Coral Beed, numa história sobre o soldado Mangal Pandey, numa rebelião contra os britânicos, em 1857.

Além da produção e direcção, conta com excelentes interpretações de Aamir Khan e o actor britânico Toby Stephens, que são os pontos fortes do filme. Aamir, em especial, faz um retrato brilhante de Mangal Pandey não apenas pela sua aparência de cabelos compridos e bigode, mas também refletindo a intensidade da revolta do personagem. Rani Mukherjee e Amisha Patel têm um papel secundário mas, no entanto, as duas actrizes trazem fortes actuações.

Considerando as elevadas expectativas que o filme criou, este filme acaba por ser um filme bem feito, catagolizado de excepcional. O realizador Ketan Mehta deve ser cumprimentado por recriar a História e mostrando as primeiras chamas da revolução, que culminou em liberdade e independência indiana, quase 90 anos depois.

SALAAM NAMASTE ( Saudações ao Amor )


Salaam Namaste é uma das mais leves e dos mais ousados filmes indianos dos últimos anos. Está ao nível de qualquer comédia romântica de sucesso em Hollywood. O filme aborda duas questões muito controversas na Índia: viver em relacionamentos e gravidez antes do casamento, mas não tenta destacá-los ou levá-las muito a sério. Recheado de canções de grande sucesso, com valores de grande produção, cinematografia grande, leve e bonito, e um bom elenco de actores.

O filme é inteiramente rodado na Austrália, e os diversos locais de Melbourne, com belas paisagens daquele continente. A primeira parte é uma comédia moderna, e a segunda parte torna-se fiel aos padrões de Bollywood. Pela mesma razão, enquanto ele se transforma num filme dramático, nunca se deixa de ser moderno. As emoções do filme são naturais e aromatizados com grande comédia.

Saif Ali Khan e Preity Zinta são insubstituíveis e que a química dos dois é fantástica. Eles são sensíveis, talentosos, cool e modernos actores que entendem esse estilo de vida estrangeiro. Saif é um personagem bastante insensível, retratado como alguém que não quer assumir a responsabilidade por seus atos. No entanto, ele transforma-se em alguém que, finalmente, compreende os seus erros muito bem.

Preity é a estrela do filme, é convincente, charmosa e muito atraente, no papel da brincalhona, da mal-humorada e da alegre Ambar. Sua vivacidade, na primeira parte e a sua dor e angústia na segunda parte são excelentes.

20091126

MISSION KASHMIR ( Operação Caxemira )

Quando Altaaf, com 11 anos de idade fica órfão durante um violento ataque a caminho de casa, pela polícia em caça de um líder rebelde, ele é adotado por Inayat Khan, o oficial no comando do ataque e sua querida esposa Nelima cujo filho acaba de morrer em um acidente. A vida de sonho com seus novos pais é abalada, porém, quando ele descobre que o homem a quem ele chama de seu pai também é o líder da força armada que tragicamente assassinou a sua família.
Fugindo de Caxemira, o garoto cresce sob a tutela de Hilal Kohistani, um líder brutal militante dedicado a uma jihaad buscando a independência da Caxemira.
Depois de dez anos, retorna como instrumento de destruição em uma missão de aniquilamento, revolução e vingança. Inesperadamente, ele se reúne com Sufi, uma namorada muito bonita, por quem sempre adorou desde criança, e se vê dividido entre o amor e o ódio, a brutalidade e a humanidade. entre o perdão e a vingança.
Nesta emocionante aventura, o passado encontra o presente para decidir o futuro de uma nação.
Com Hrithik Roshan ( Prestígio Real, Dhoom 2, Felicidades e Tristezas ) e Preity Zinta e Sunjay Dutt, com grandes interpretações, neste filme sobre a disputa do Estado de Caxemira, entre a Ìndia e o Paquistão, há mais de 50 anos.

NAGIN ( A Mulher Cobra )



Um grande sucesso nos anos 70, nos cinemas em Portugal, sobre a história de uma mulher cobra, a vingar-se de um grupo de caçadores, que durante uma caça, matam o seu cobra macho.

Protagonizado por actores famosos naquela época, entre eles, Kabir Bedi, o eterno Sandokan.

20091123

NAMESAKE ( O Bom Nome )


Passando por duas gerações, onde duas culturas opostas e duas formas de viver completamente distintas se chocam entre si apenas para, mais tarde, ternamente se unirem, o filme “O Bom Nome” é, em conclusão, acerca da pergunta eminente: o que é que significa ser uma família americana?
Baseado no livro de sucesso de Jhumpa Lahiri, esta vibrante celebração de amor, lealdade e valores familiares tocará seus sentidos e seu coração. Gogol Ganguli é um adolescente que vive o conflito entre suas raízes indianas e de si próprio, nascido nos EUA, ao mesmo tempo que busca sua própria identidade.

De Calcutá a Nova York, Gogol e seu pais indianos precisam chegar a um ponto de equilíbrio sobre as antigas tradições e as necessidades do dia-a-dia moderno, e assim, viabilizar a convivência familiar. Uma lenda inspiradora sobre os laços que unem todos nós, "Namesake" é uma saga inesquecível comovente e épica.

Da conceituada realizadora indiana, Meera Nair, este filme é interpretado por Kal Penn, Tabu e Irfan Khan ( o polícia em Quem quer ser bilionário? ).

KAL HO NAA HO ( O Amanhã é Incerto )


Filmado totalmente em Nova York, este filme revela três amigos, Shah Rukh Khan, Preity Zinta e Saif Ali Khan, numa história em que lhes ensina o verdadeiro significado da palavra amizade. Mas um fatal acontecimento vem abalar a relação entre os três amigos.

Este filme conta a história de uma família de indianos, radicados no EUA, cuja mãe é cristã (Jaya Bachchan) e o pai e avó são hindus. Os filhos cresceram num meio de brigas entre os membros da família, por causa da religião, cultura e costumes diferentes. Nesse ambiente, vive Naina Catherine Kapur (Preity Zinta), que tenta se adaptar ao ritmo de vida americano, enquanto sua avó espera que ela se case com um indiano da Índia. Mas Naina não consegue esquecer a figura do pai, já falecido. Ela tem somente um amigo, Rohit (Saif Ali Khan), seu colega de turma na faculdade. Sua vida é trabalhar e estudar, até que Aman (Shahrukh Khan) se muda para a vizinhança e traz consigo uma perspectiva de felicidade à vida de todos.
Este filme, do realizador Karan Johar alcançou um sucesso universal em comunidades indianas espalhadas pelo mundo, está recheado de belas canções e coreografias lindissimas.

MOHABBATEIN ( Paixões de Outono )



Versão indiana do grande sucesso de Hollywood, " O clube dos poetas mortos ", neste filme interpretado por grandes estrelas de Bollywood, Amitabh Bachchan, Shah Rukh Khan e a Aishwariya Rai num filme que relata a história de um professor de música e dos seus alunos num colégio interno marcadamente elitista e com uma disciplina muito rígida.

As aulas de música são dadas de forma considerada pouco ortodoxa no colégio. O professor apela para valores como a liberdade de pensamento e de expressão que colidem frontalmente com os que são defendidos no colégio.
Realizado por Aditya Chopra, este filme lançou seis novos actores, no papel de estudantes, e que foi uma aposta da produtora Yash Raj Films, na divulgação de novos talentos do cinema indiano.
Mohabbatein é sem dúvidas, um tributo à profissão de ensinar e um exemplo de como duas gerações de professores, e suas respectivas visões de mundo podem entrar em conflito.
"Mohabbatein", esteve em exibição, durante 50 semanas, o que comprova o seu grande sucesso.

20091121

DEVDAS ( Paixão Destruída )

A


Devdas é um clásico de Bollywood, que conta a saga de um amor impossível. Embora relativamente recente, este filme imediatamente tornou-se um dos maiores sucessos do cinema indiano e uma de suas músicas, "dola re dola", é até hoje uma das músicas de Bollywood mais bem coreografadas de sempre.


Devdas (Shahrukh Khan) retorna de seus estudos na Inglaterra, depois de muito tempo ausente. Sua família é riquíssima e vive numa mansão em algum lugar do West Bengal . Eles têm como vizinhos uma outra família riquíssima, cuja filha Paro, apelido de Parvati (Aishwarya Rai), cresceu com Devdas - e lógico que foram apaixonados. Devdas, ao retornar, vai ver primeiro Paro, ao invés de sua mãe.
Tudo corre bem e parece que ambos vão casar, mas a inveja, o ciúme, e tudo de mal que há em mulheres ciumentas e famílias "bem" organizadas acontece, e o plano vai por água abaixo.


Paro acaba sendo "oferecida" para um viúvo de 40 anos e Devdas, por sua vez, acaba brigando com seu pai, com quem rompe relações, e vai parar a um bordel, onde é acolhido por Chandramukhi (Madhuri Dixit), que se apaixona por ele, devdas torna-se alcoólico e muito doente. A partir daqui o filme começa a ficar mais emocionante e o final desta história acabou por fazer muitas mulheres e homens indianos se derramarem em lágrimas.


É um trágico dos mais clássicos. Resumindo, Devdas é a união perfeita de artes como a música e o cinema.

KAALA PATHAR ( Pedra Negra )


Alternando cenas de acção e momentos dramáticos, o filme conta a história de um capitão que cai em desgraça ao abandonar o navio que estava sob seu comando, colocando em risco a vida de 300 passageiros. Chamado de covarde, humilhado e deserdado por sua família, ele vai trabalhar numa mina de carvão, para tentar esquecer seu passado.

Revoltado, o ex-capitão vai liderar os demais companheiros numa luta por melhores condições de trabalho e para tentar evitar que a mina seja inundada, levando á morte centenas de trabalhadores.

Este filme aborda também a vida de sobrevivência dos mineiros e as suas precárias condições de trabalho.

Uma das melhores interpretações de sempre de Amitabh Bachchan, que neste filme contracena com Shashi Kapoor, Parveen Babi, Neetu Singh, Shatrughan Sinha e Rakhee.

Mais um filme, com a realização de Yash Chopra.

HAATHI MERE SAATHI ( A Força do Destino )


Protagonizado pela super-estrela do cinema indiano dos anos 70, Rajesh Khanna, este filme tornou-se famoso, aquando da sua exibição em Lisboa, que conta a história de um menino que é atacado por leopardos, e salvo por quatro elefantes.

A partir daqui Raju, só tem os elefantes como seus amigos, que entretanto se apaixona por uma rapariga, filha de um rico, que se opõe ao casamento, por ele não se querer separar dos seus amigos elefantes.

Uma linda história, num filme que fez muito sucesso, nos anos 70, aquando da sua exibição na Índia, em Portugal e em Moçambique, também.

KRRISH ( O Super-Herói )

Primeiro grande filme de super-herói e ficção ciêntífica, produzido em Bollywood, KRRISH, está repleto de efeitos especiais e incríveis sequências de acção.

História de um jovem ingénuo, que usa seus extraordinários super-poderes contra um cientista louco que está em vias de criar um super-computador capaz de predizer o futuro, descoberta que lhe dará o controle sobre o mundo.
Com Hrithik Roshan ( Dhoom 2, Alegrias e Tristezas, Jodha Akbar - Prestígio Real, etc. ), no papel do super-herói, este é um filme que teve um grande sucesso, especialmente no público infantil e juvenil, e que por essa razão, foi lançado um boneco da figura de Krrish, para esse mesmo público jovem.

DILWALE DULHANIA LE JAYENGE ( A Noiva e o Apaixonado )


Um dos maiores sucessos cinematográficos de sempre na India, com recordes de bilheteira astronómicos, "Dilwale Dulhania Le Jayenge" é um dos mais bem sucedidos filmes da história indiana, tendo sido exibido por mais de dez anos nos cinemas e lançado a carreira de Shahrukh Khan, que se tornou uma das maiores estrelas cinematográficas do mundo.
Este filme também revelou o casal de maior sucesso, da última década, pois esta dupla ( Shah Rukh Khan e Kajol ), a partir deste filme, só fez filmes com grande sucesso.

Raj e Simran são jovens indianos, vivendo em Londres que acidentalmente se conhecem durante uma viagem pela Europa. Após alguns desencontros iniciais, e de não gostarem um do outro, eles eventualmente se apaixonam. Mas Simran está prometida a outra pessoa por seu pai dominador, que leva a familia inteira à India, para a cerimónia de casamento. Raj não desanima e a segue até à India, onde eles tentam convencer a todos que precisam ficar juntos.

"Dilwale Dulhania Le Jayenge" e uma comédia romantica leve que conquistou o coracão de todos e apresenta uma porção de excelentes musicas e danças de Bollywood.

Mais um filme da produtora Yash Raj, do realizador Yash Chopra, e marca a estreia como realizador do seu filho, Aditya Chopra.

20091119

GURU ( O Visionário )


Um filme - biografia, do patriarca da família Ambani, uma das famílias indianas mais ricas do mundo, este filme aborda a visão alargada que este homem sempre teve nos negócios, que começando do nada, nos anos 50, consegue construir um império a nível global, com as Indústrias e Serviços Reliance.
Com Abhishek Bachchan e a bela Aishwariya Rai, este filme é realizado por um dos mais consagrados realizadores indianos, Mani Ratnam, tem a música de A.R.Rahman ( vencedor dos Óscares, melhor banda sonora, com o tema "jai ho"), e está recheado de boas canções e coreografias.
Este filme marca o casamento, na vida real, de Abhishek Bachchan e Aishwariya Rai ( considerada uma das mais belas mulheres do mundo ).

DEEWAAR ( Caminhos Diferentes )


Com Amitabh Bachchan e Shashi Kapoor no papel de dois irmãos que têm uma infância difícil, onde ficam órfãos de pai e na pobreza, e ficam só com a mãe que os educa, mas sendo irmãos seguem caminhos diferentes, um ao lado da lei tornando-se polícia e o outro, do outro lado da lei, tornando-se num grande gangster, revoltado por ter assistido a injustiças e infâmias que atrocitaram a seu pai, e que levou á sua morte.

Famosa ficou a sequência de luta de Amitabh Bachchan, dentro de um ármazem, com uma meia-dúzia de bandidos.

Um dos melhores filmes de sempre do cinema indiano, vencedor de 7 Filmfare Awards, e com realizaçaõ do melhor realizador de cinema, Yash Chopra, este filme fez grande sucesso e Lisboa, nos anos 70.

20091117

KUCH KUCH HOTA HAI ( Amores de Juventude )


Eles fazem rir, eles fazem chorar, eles fazem dançar...e até se apaixonam !!!...É esta a história sobre a vida estudantil que têm as suas aventuras e brincadeiras, até que o amor se interfere nas relações de amizade, onde a paixão de uns se torna na desilusão de outros, mas sendo o amor mais forte que levará á união de quem amou verdadeiramente.
Protagoniado por um naipe de actores de primeira linha, tais como Shah Rukh Khan, Kajol, Salman Khan e Rani Mukherjee.
Com estreia na direcção de Karan Johar, este filme está recheado de muito boa música, e um fim que não vai deixar ninguém indiferente.

20091116

KABHI ALVIDA NAA KEHNA ( Nunca Digas ... Adeus ! )


Um dos maiores sucessos de 2008, recheado de grandes actores de Bollywood, tais como Shah Rukh Khan, Amitabh Bachchan, seu filho Abhishek Bachchan, Rani Mukherjee, Preitty Zinta e Arjun Rampal, este filme filmado totalmente em Nova Iorque, aborda o tema da infedilidade.
Há três tipos de casamentos, os casamentos arranjados, os casamentos por amor e os casamentos por conveniência.
Os arranjados são combinados entre as famílias ou amigos. Os de amor nascem entre duas pessoas que se apaixonam e encontram a sua alma gémea. E os de conveniência, são porque convém ás famílias, por dinheiro, ou por receio de falhar arrisca o casamento numa amizade.
E é neste tipo de casamento que se chega á conclusão que o parceiro que convinha noutra altura, não é realmente a pessoa certa, e que outra pessoa está destinada a ser a sua alma gémea. E aí estão colocadas perante a decisão mais difícil da sua vida.
Que você faria se encontrasse a sua verdadeira alma gémea, estando casado(a) com outra pessoa??? ... o que faria???.... A resposta está neste filme, brilhantemente interpretado por grandes actores do cinema indiano, e realizado pelo categorizado, Karan Johar.
"Kabhi Alvida Naa Kehna" fez sucesso na Ìndia e em todo o mundo, e seu roteiro entrou para a colecção de scripts da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que premia o Óscar.

SAAGAR ( Amor á Beira-Mar )


Um dos grandes sucessos dos anos 80, com Rishi Kapoor e Dimple, o casal de " Bobby ", que voltaram a filmar juntos dez anos depois, num filme filmado em Goa, que conta a história de uma rapariga duma aldeia de pescadores, e o seu amigo de infância, que se apaixona por ela, sem lhe declarar, e ela entretanto apaixona-se por um cantor , que veio da cidade, em digressão, para actuar nessa mesma aldeia.
Uma história de um triângulo amoroso, com grandes interpretações de Rishi Kapoor, Dimple e Kamal Hassan, acompanhado de belas canções.

LAAGA CHUNARI MEIN DAAG ( O segredo de uma Mulher )

Duas irmãs adolescentes vivem felizes com os pais, em Calcutá, nas margens do rio Ganges. A família, bastante tradicional, passa por dificuldades financeiras e a filha mais velha decide partir para Bombaim atrás de melhores oportunidades de trabalho que, na verdade, não existem. Acaba se tornando uma prostituta de luxo e, sem revelar sua verdadeira profissão, envia para família os recursos necessários para custear os estudos da irmã e o tratamento médico do pai. O medo de que a família descubra seu segredo aumenta quando a irmã mais nova, já formada, decide morar com ela em Bombaim. Será que ela conseguirá manter o segredo, ou por alguma outra razão, será desmascarada e humilhada?
Segundo a critica do New York Times, o filme é "uma fascinante mistura de musical, melodrama e conto de fadas feminista" e "mostra o universo moral de Bollywood em transicão".
Um dos filmes de sucesso em 2007 na Ìndia, com Abhishek Bachchan e Rani Mukherjee nos principais papéis.

DISCO DANCER ( Jimmy )


Um musical com o actor Mithun, num filme que foi um estrondoso sucesso nos anos 80.

A história de um pobre músico, a quem não são dadas oportunidades, mas quando a tem, torna-se num cantor de sucesso, onde tem que sobreviver com a inveja e rivalidade de outras pessoas.

Muito famoso o tema do filme intitulado, "Jimmy Jimmy".... ainda se lembra deste tema? Um musical a rever....!!!

20091112

NAMASTE LONDON ( Amar em Londres )


As comunidades indianas encontram-se em quase todas as regiões do Mundo, sendo a maior no Reino Unido, mais precisamente na sua capital, Londres. E é aí que se desenrola esta história em que o choque de mentalidades se colide, uma geração mais velha de emigrantes que ainda mantem as tradições e rituais, e uma geração mais nova que aí nasceu, cresceu e se influenciou pelos costumes ocidentais e a quem não agrada esses velhos costumes.

E é aí que Katrina Kaif, uma jovem indiana com uma mentalidade ocidental, é forçada a casar com um jovem indiano, na India, com uma mentalidade totalmente oposta á sua futura noiva.
Depois de se casarem, as diferentes mentalidades vão mudando com o estreitar da relação entre os dois, onde o amor também terá a sua quota parte, numa união final, bem ao estilo das comédias românticas inglesas.

Com Akhshay Kumar ( Amizade Eterna ) e Katrina Kaif ( a mais recente estrela feminina de Bollywood, uma autêntica Barbie indiana ), numa comédia romântica, emotiva e com belos cenários da India e Reino Unido.

DOSTI ( Amizade Eterna )

História de dois amigos desde a infância, que nada tinham em comum senão a amizade, um rico e extrovertido, o outro pobre e humilde, em que os estatutos sociais nunca abalaram a amizade.

Eles viveram juntos, riram juntos, gozaram juntos , choraram juntos, tudo em nome da amizade eterna, até ao dia em que uma infelicidade vem abalar a vida destes dois amigos.

Protagonizado por Akhshay Kumar ( actualmente o mais popular actor na Ìndia ), Kareena Kapoor ( Asoka, Alegrias e Tristezas, Encontro Inesperado, etc. ), ainda Bobby Deol e Lara Dutta, num filme recheado de alegria, emoção, drama e belas musicas.

20091103

GHAJINI ( Memórias de uma Vingança )


Ghajini é um thriller, e sem dúvida, um dos mais importantes projectos de Aamir Khan ( Era uma vez na India ) até á data, onde ele fez um grande esforço na promoção do filme, como nunca fizera antes.
Aamir Khan, um executivo de uma grande empresa é o actor principal, que se apaixona por uma modelo publicitária, a estreante Asin, e ainda Jiah Khan.
A história de Ghajini, é sobre uma vingança por amor, é um filme poderoso, grande parte devido á interpretação memorável de Aamir Khan, num filme em que teve que trabalhar os seus músculos, em ginásio, durante uns meses.
Ghajini conta a angustiante história de um homem que sofre de amnésia retrógrada (sua memória se apaga a cada 15 minutos), mas que tem mensagens por toda parte lembrando-o de que ele deve matar o vilão, Ghajini. As mensagens estão tatuadas em seu corpo e por todo seu apartamento, com fotos, papéis e escritos nas paredes. E as mensagens lembram ele que Ghajini deve ser morto porque ele matou Kalpana, a sua namorada.
O realizador, mantém o suspense, ao longo do filme, no antes e depois dos acontecimentos, em flashbacks muito bem concebidos. Um filme com boa música, a cargo de A.R.Rahman, cuja música de fundo, é espectacular. A acção e lutas do filme, estão também em alta, muito devido ao corpo musculado de Aamir.
Resumindo, Aamir Khan fez um trabalho maravilhoso. Portanto, Ghajini é um "must see film", por isso, não o deixem de ver.

DHOOM 2 ( De volta á Acção )


Um filme cheio de acção do princípio até ao fim ..... um filme cheio de música e dança ..... um filme completo !!!

Jai e Ali, os melhores policiais da Índia, perseguem um ladrão conhecido apenas como “Mr.A”. Durante um grandioso roubo em Mumbai, Mr. A encontra seu par competitivo, a linda ladra Sunehri, e eles se tornam parceiros. Juntos, os dois escapam para o Rio de Janeiro, com Jai e Ali ao seu encalço. “Dhoom:2″ é um estonteante filme de alta tecnologia com todos os elementos usados em Bollywood, incluindo r
omance, música , danças exuberantes, banda sonora e coreografia, perseguições, acçaõ e thriller, num filme que começa nos desertos da Namíbia até ao Rio de Janeiro, no Brasil, passando pela Índia.

Abhishek Bachchan no papel do polícia e de Hrithik Roshan, no papel do ladrão, acompanhados ainda pelas belas Aishwariya Rai ( neste filme, mais bonita que nunca ) e Bipasha Basu ( apresentadora das Maravilhas do Mundo, em Lisboa ).

Um filme bem ao estilo dos filmes de acção de Hollywood !!!!!...a não perder !!!!!!

JAB WE MET ( Encontro Inesperado )


Encontro inesperado de dois jovens, numa estação de combóios, que se tornou numa aventura de amor, linda e apaixonante.

Um filme com comédia e romance, acompanhado de grande banda sonora e canções, coreografrias excepcionais e o último grito da moda em guarda-roupa indiano.

Com Shahid Kapoor e Karina Kapoor, este filme deu a Kareena, um Filmfare Award pela melhor actriz de 2007.

Um filme que o levará numa viagem, de belas paisagens desde Mumbai até ao Norte da Índia.

20091102

BEND IT LIKE BEKHAM ( Joga Como Bekham )

Realizado pela realizadora indiana Gurinder Chadha, esta produção britânica conta a história de uma rapariga indiana, apaixonada por futebol que consegue "tratar" a bola, melhor que muitos rapazes da sua idade. O sonho é jogar numa equipa de topo feminino, mas tem um grande senão - a recusa dos seus pais, que só desejam que case com um rapaz indiano e que aprenda a ... cozinhar !!! No papel da jovem indiana, Parminder Nagra e a sua amiga inglesa, Keira Knightley, de " O pirata das Caraíbas ".
Uma comédia hilariante, leve e divertida, considerada a melhor comédia britânica desde " O diário de Bridget Jones ", segundo o Daily Mail.

20091031

BAABUL ( Amor de Pai )


Ele cortou todas as relações...para criar mais uma relação ! É esta a história deste filme, com uma excelente interpretação ( mais uma !!! ) de Amitabh Bachchan, no papel de um pai, que por consequência da história trágica que abala a família, tem que decidir entre os tradicionais ideologias do passado e a realidade, presente e futura.
Com Salman Khan, Rani Mukerjee, John Abraham e Hema Malini.
Um filme que manterá o espectador na expectativa, até ao fim. Um filme a não perder !!!

FANAA ( Destruídos por Amor )


Fanaa significa destruição. A escolha entre o certo e o errado é simples, mas o que define a vida de alguém, é a decisão entre a grandeza da bondade ou a pequenez da maldade. Como tanto amor e paixão pode levar á destruição do próprio amor.
Kajol é cega de nascença e vive numa pequena cidade de uma área politicamente instável de Kashmir. Durante uma viagem a Delhi ,com sua trupe de dança, ela conheçe Rehan Khan (Aamir Khan) e os dois se apaixonam. Mal sabe ela que a presença dele e o afecto que sentem um pelo outro irá colocá-la num mundo de intrigas políticas e grupos separatistas lutando pela independência de Kashmir.
Interpretado por dois dos melhores actores da actualidade, Aamir Khan e Kajol, acompanhados pelo veterano Rishi Kapoor ( lembram-se do jovem apaixonado do filme Bobby ??? ).
Um filme com lindos cenários acompanhado de músicas únicas.

BAGHBAN ( O Criador )


Poderá você depender dos seus filhos? É esta a pergunta que terá resposta neste fabuloso filme, que conta a história de um pai que investe tudo na educação dos filhos: tempo, dinheiro e energia e da forma como estes desprezam os seus progenitores quando eles precisam de auxílio e amparo. A forma com estes pais ( interpretações fantásticas de Amitabh Bachchan e Hema Malini e Salman Khan ) conseguem fazer face ás dificuldades, dão a este filme uma riqueza emocional que prenderá o espectador até ao fim. Um filme para todos os pais e filhos.

20091030

SLUMDOG MILLIONAIRE ( Quem Quer Ser Bilionário ? )


Vencedor de 8 Óscares, incluindo o melhor filme e melhor realizador, SLUMDOG MILLIONAIRE, tem tudo o que um bom filme precisa: um herói, vilões, uma história de amor, drama, humor, perseguições, uma história de vida lindíssima, música e banda sonora fantástica, uma realização genial, passa-se na Índia … enfim, roça a perfeição ... um hino à Vida.
Jamal (Dev Patel) é um jovem de 18 anos que trabalha como assistente numa empresa de telecomunicações, servindo chai (chá de especiarias com leite). Oriundo de um dos muitos bairros de lata da cidade de Mumbai, e com uma reduzida formação académica, é o menos provável concorrente no concurso "Quem Quer Ser Milionário?".
À medida que Jamal vai acertando, consecutivamente, cada resposta, o arrogante apresentador do programa Prem Kumar (Anil Kapoor) passa de ridicularizá-lo para uma atitude ameaçadoramente desconfiada. Antes da última edição do programa, que constará de uma única e final pergunta, Jamal é detido para um aceso interrogatório conduzido por um céptico polícia (Irrfan Khan). Através de uma série de flashbacks, que percorrem a sua infância e adolescência, Jamal vai explicando a forma
(por vezes brutal) de como a vida lhe deu todas as respostas certas. Um filme triunfante que nos deixa completamente nas nuvens, obrigatório ver e rever..!!!

20091029

SATYAM SHIVAM SUNDARAM ( Amor Sublime )


Com Shashi Kapoor ( Rajiv ) e Zeenat Aman ( Rupa ), numa história de amor, em que a obsessão de um homem pela fantasia da beleza exterior da mulher, e a recusa em aceitar a verdadeira, que é a beleza interior. Realizado por um dos mais consagrados realizadores co cinema indiano, Raj Kapoor, num filme que fez sucesso nos cinemas em Portugal, nos fins dos anos 80. Um filme cheio de música, em cenários espectaculares.

ASOKA ( Asoka, o Grande )

Grandiosa produção sobre a vida do imperador budista indiano Asoka, que assumiu o trono no século III a. C. e foi responsável por transformar o Budismo numa religião mundialmente conhecida.
Para ampliar as fronteiras de seu Império, Asoka dá início a uma das batalhas mais sangrentas da história da Índia e mata milhares de pessoas para garantir a expansão do seu já vasto Império. Apesar de sua vitória incontestável no campo de batalha, Asoka renuncia ao trono como forma de redimir-se de sua ambição sem limites e crueldade extrema. A partir de sua renúncia, Asoka inicia uma busca incessante em busca de paz e iluminação.
Interpretações de Shah Rukh Khan e Kareena Kapoor.

WATER ( Àgua )


Water, é a sequência da trilogia de outros dois títulos, Earth e Fire.
Na Ìndia do início do século, as mulheres que enviuvavam, eram enviadas para uma casa que acolhia viúvas, e aí eram obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que pudessem alguma vez voltar a casar.
Anos mais tarde, quando as ideologias de Gandhi ganham cada vez mais peso, e as pessoas começam a questionar sobre a religião, sobre a sociedade, sobre os direitos das mulheres, estas viúvas poderão ver os seus percursos de vida alterarem-se radicalmente.
Este filme remonta á Índia de 1938, antes da Independência, e conta a história de Chuyia uma menina de 8 anos, que enviúva do marido, com quem nem se lembra de ter casado. Segundo a tradição, ela tem a sua cabeça raspada, suas pulseiras são quebradas, ela veste um sari branco (cor do luto) e é enviada para um ashram de viúvas, localizado em Varanasi.
Varanasi, no Estado de Uttar Pradesh, é uma cidade famosa por ser o destino de inúmeras viúvas e ponto de peregrinação espiritual. Nos ashrams da cidade, ainda hoje as mulheres devem viver uma vida de retiro espiritual em teoria, mas que na prática a pressão da realidade muitas vezes transforma tais lugares em pontos de miséria e prostituição. Nesse novo lar, Chuyia conhece suas companheiras, mulheres que também perderam os maridos, e que foram abandonadas pelas famílias. Sem compreender a sua nova condição, ela perturba o retiro com a sua energia e teimosia infantis. No lar conhece Kalyani (Lisa Ray), uma jovem viúva que mantém seus cabelos compridos, pois é obrigada a se prostituir pela dona do local, para garantir a subsistência do grupo. Criada para obedecer, ela não consegue se rebelar contra a sua condição social. Um dia, um jovem rico e culto encontra Chuyia e Kalyani na rua, e imediatamente se apaixona por ela, entrando em colisão com a tradição vigente. Ele é Narayan (John Abraham), recém-formado em Direito e admirador das idéias de Gandhi, que não se importa de infringir a tradição por amor.
Um belo e tocante filme, ÁGUA é um filme dirigido pela conceituada realizadora indiana, Deepa Mehta, com John Abraham e Lisa Ray.

20091028

JODHA AKHBAR ( Prestígio Real ) 2008


O melhor filme indiano de 2008, esta super produção, é já um épico do cinema indiano, conquistou quase todos os Filmfare Awards ( o equivalente aos Óscares ), além de ter vencido vários festivais de cinema, pelo mundo fora.
Com grandes interpretações de Hrithik Roshan e Aishwariya Rai ( considerada uma das mais belas mulheres do mundo ), este filme relata a verdadeira história de amor, de um rei Muçulmano com uma princesa Hindú.
A excelente banda sonora é do óscarizado A.R.Rahman.
Um filme para fazer parte do sua videoteca...

KHOON BHARI MANG ( Quando o Amor é Falso )


Grande sucesso dos anos 80, protagonizado por Rekha e Kabir Bedi ( o famoso Sandokan ), num filme sobre a vingança de uma mulher, sobre os males feitos á família, designadamente o marido e filhos.
Ficou famosa a cena da mulher atirada aos crocodilos...ainda se lembram???
Um filme com drama e thriller para rever.

KABHI KHUSHI KABHIE GHAM ( Felicidade e Tristezas )



O melhor filme indiano de 2001, é um drama familiar, onde o conflito de gerações, honra de família, o amor de mãe e filho são os principais ingredientes que tornaram este filme num verdadeiro sucesso.

Com interpretações de grandes nomes do actual cinema indiano, tais como Amitabh Bachchan, Shah Rukh Khan, Kajol, Hrithik Roshan, Kareena Kapoor e Jaya Bhaduri, este filme tem uma excelente banda sonora músicas acompanhada de excelentes coreografias.

Que famílias não têm as suas felicidades e tristezas ??? ... um filme a não perder !!!

20091027

SHOLAY ( Fogo Real )


Um dos maiores sucessos de sempre, no cinema Indiano, foi exibido em Portugal, após a revolução, em meados dos anos 70. O primeiro "western" produzido em Bollywood, com grandes actores do cinema indiano dos anos 70, tais como, Sanjeev Kumar, Amitabh Bachchan, Dharmendra, Hema Malini, Jaya Bhaduri e Amjad Khan, entre outros.
O chefe de polícia Thakur Baldev Singh pede aos bandidos Veeru e Jai, dois criminosos de segunda classe, que detenham o temido bandido Gabbar Singh, um psicopata que anda aterrorizando a pequena aldeia de Ramgadh, e para se vingar do assassínio a sangue-frio, de toda a sua família.
Repleto de referencias a Sergio Leone, Sam Peckinpah e John Ford, SHOLAY, que significa fogo, e considerado o melhor exemplo do sub-género de filme de acção que logo ficaria conhecido como "curry western", versão indiana para os chamados "spaghetti westerns".
O filme é um dos maiores blockbusters da história da industria de Bollywood.....só uma curiosidade sobre este filme...esteve em exibição num cinema em Mumbai, durante 25 anos !!!

LAGAAN ( Era Uma Vez na India )

Vencedor de vários festivais de cinema, e candidato aos Óscares na categoria de filme estrangeiro, este filme lançado em 2001, foi exibido nos cinemas em Portugal com o título "Era Uma Vez na Índia".
No século 19 Champaner, um pequeno vila no Norte da Índia, é assolado pela seca. O capitão do quartel próximo à vila, Andrew Russell (Paul Blackthorne), oficial britânico, demanda que o Rajá (Kulbhushan Kharbanda) dobre o imposto (lagaan) cobrado pelos ingleses e pago com a colheita dos fazendeiros da região.
Bhuvan (Aamir Khan), habitante da vila, sugere aos fazendeiros que eles devem falar com o Rajá. Ao reclamar dos pesados impostos (lagaan), essa comunidade indiana é desafiada pelo oficial britânico a uma partida de críquete. Segundo o resultado, a taxa será suspensa por três anos ou triplicada. Embora os fazendeiros não conheçam nada de críquete, eles aceitam o desafio e começam a treinar liderados por Bhuvan.
Elizabeth Russell (Rachel Shelley), irmã do Capitão Andrew Russell, se simpatiza com a comunidade e decide ajudá-los, ensinando a eles as regras do críquete. Ela se encanta com a coragem de Bhuvan, e começa a amá-lo em segredo, despertando os ciúmes de Gauri (Gracy Singh), habitante local apaixonada por Bhuvan. Gauri, por sua vez, desperta os ciúmes de Lakha (Yashpal Sharma), que por ser rival de Bhuvan, decide trair seu próprio povo. Ele aceita dinheiro do Capitão Andrew Russell em troca de informações sobre a comunidade. Mas indianos de diferentes vilas se unem ao povo de Champaner para conquistar a própria liberdade.
Dirigido por Ashutosh Gowariker e produzido por Aamir Khan, este filme foi indicado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2002. Concorreu a vários outros prémios em inúmeros festivais de cinema na Índia, Europa e EUA. No European Film Awards (2001), foi indicado ao Screen International Award, prémio dado aos filmes não europeus, junto com Monsoon Wedding (Um casamento à chuva - 2002). Ganhou o 47th Annual Filmfare Awards (2001) nas categorias de melhor filme, realizador, director musical (A.R.Rahman) e actor (Aamir Khan).

20091026

YAADON KI BAARAAT ( Passado Inesquecìvel )


Mais um sucesso nos cinemas em Portugal, nos meados dos anos 70, sobre a dramática história do encontro de três irmãos, depois de separarem-se na infância...e o trajecto de vida de cada um até ao encontro final .
Interpretações de Dharmendra e Zeenat Aman.
Um filme com muita música, drama, emoção e vingança e acção ... !!!

AA GALE LAG JAA ( Sofrimento do Amor )

Com Shashi Kapoor e Sharmila Tagore, nesta linda história de amor com grande sucesso nos cinemas em Portugal, nos finais dos anos 70.
O amor de um pai, para com o seu filho, que não conhece a mãe, porque o poder do dinheiro separou os pais, á sua nascença. Um filme inesquecível !!!
Um filme recheado de música, emoção e amor....!!!

BOBBY ( Bobby )


O grande sucesso nos finais dos anos 70, interpretado por Rishi Kapoor e Dimple Kapadia, realizado por Raj Kapoor.


"BOBBY" é a história de dois jovens a viverem o seu primeiro amor.

O conflito de duas famílias de estatutos sociais diferentes, uma rica e outra pobre, onde depois de tanto se odiarem, concluem que não há nada superior ao amor dos dois jovens.


Muita música, drama e emoção ... !!!