20091027

SHOLAY ( Fogo Real )


Um dos maiores sucessos de sempre, no cinema Indiano, foi exibido em Portugal, após a revolução, em meados dos anos 70. O primeiro "western" produzido em Bollywood, com grandes actores do cinema indiano dos anos 70, tais como, Sanjeev Kumar, Amitabh Bachchan, Dharmendra, Hema Malini, Jaya Bhaduri e Amjad Khan, entre outros.
O chefe de polícia Thakur Baldev Singh pede aos bandidos Veeru e Jai, dois criminosos de segunda classe, que detenham o temido bandido Gabbar Singh, um psicopata que anda aterrorizando a pequena aldeia de Ramgadh, e para se vingar do assassínio a sangue-frio, de toda a sua família.
Repleto de referencias a Sergio Leone, Sam Peckinpah e John Ford, SHOLAY, que significa fogo, e considerado o melhor exemplo do sub-género de filme de acção que logo ficaria conhecido como "curry western", versão indiana para os chamados "spaghetti westerns".
O filme é um dos maiores blockbusters da história da industria de Bollywood.....só uma curiosidade sobre este filme...esteve em exibição num cinema em Mumbai, durante 25 anos !!!

2 comentários:

Unknown disse...

É um filme e tanto. Pena que não é fácil baixá -lo aqui.

Unknown disse...

Ol