20091027

LAGAAN ( Era Uma Vez na India )

Vencedor de vários festivais de cinema, e candidato aos Óscares na categoria de filme estrangeiro, este filme lançado em 2001, foi exibido nos cinemas em Portugal com o título "Era Uma Vez na Índia".
No século 19 Champaner, um pequeno vila no Norte da Índia, é assolado pela seca. O capitão do quartel próximo à vila, Andrew Russell (Paul Blackthorne), oficial britânico, demanda que o Rajá (Kulbhushan Kharbanda) dobre o imposto (lagaan) cobrado pelos ingleses e pago com a colheita dos fazendeiros da região.
Bhuvan (Aamir Khan), habitante da vila, sugere aos fazendeiros que eles devem falar com o Rajá. Ao reclamar dos pesados impostos (lagaan), essa comunidade indiana é desafiada pelo oficial britânico a uma partida de críquete. Segundo o resultado, a taxa será suspensa por três anos ou triplicada. Embora os fazendeiros não conheçam nada de críquete, eles aceitam o desafio e começam a treinar liderados por Bhuvan.
Elizabeth Russell (Rachel Shelley), irmã do Capitão Andrew Russell, se simpatiza com a comunidade e decide ajudá-los, ensinando a eles as regras do críquete. Ela se encanta com a coragem de Bhuvan, e começa a amá-lo em segredo, despertando os ciúmes de Gauri (Gracy Singh), habitante local apaixonada por Bhuvan. Gauri, por sua vez, desperta os ciúmes de Lakha (Yashpal Sharma), que por ser rival de Bhuvan, decide trair seu próprio povo. Ele aceita dinheiro do Capitão Andrew Russell em troca de informações sobre a comunidade. Mas indianos de diferentes vilas se unem ao povo de Champaner para conquistar a própria liberdade.
Dirigido por Ashutosh Gowariker e produzido por Aamir Khan, este filme foi indicado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2002. Concorreu a vários outros prémios em inúmeros festivais de cinema na Índia, Europa e EUA. No European Film Awards (2001), foi indicado ao Screen International Award, prémio dado aos filmes não europeus, junto com Monsoon Wedding (Um casamento à chuva - 2002). Ganhou o 47th Annual Filmfare Awards (2001) nas categorias de melhor filme, realizador, director musical (A.R.Rahman) e actor (Aamir Khan).

Sem comentários: