20091029

WATER ( Àgua )


Water, é a sequência da trilogia de outros dois títulos, Earth e Fire.
Na Ìndia do início do século, as mulheres que enviuvavam, eram enviadas para uma casa que acolhia viúvas, e aí eram obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que pudessem alguma vez voltar a casar.
Anos mais tarde, quando as ideologias de Gandhi ganham cada vez mais peso, e as pessoas começam a questionar sobre a religião, sobre a sociedade, sobre os direitos das mulheres, estas viúvas poderão ver os seus percursos de vida alterarem-se radicalmente.
Este filme remonta á Índia de 1938, antes da Independência, e conta a história de Chuyia uma menina de 8 anos, que enviúva do marido, com quem nem se lembra de ter casado. Segundo a tradição, ela tem a sua cabeça raspada, suas pulseiras são quebradas, ela veste um sari branco (cor do luto) e é enviada para um ashram de viúvas, localizado em Varanasi.
Varanasi, no Estado de Uttar Pradesh, é uma cidade famosa por ser o destino de inúmeras viúvas e ponto de peregrinação espiritual. Nos ashrams da cidade, ainda hoje as mulheres devem viver uma vida de retiro espiritual em teoria, mas que na prática a pressão da realidade muitas vezes transforma tais lugares em pontos de miséria e prostituição. Nesse novo lar, Chuyia conhece suas companheiras, mulheres que também perderam os maridos, e que foram abandonadas pelas famílias. Sem compreender a sua nova condição, ela perturba o retiro com a sua energia e teimosia infantis. No lar conhece Kalyani (Lisa Ray), uma jovem viúva que mantém seus cabelos compridos, pois é obrigada a se prostituir pela dona do local, para garantir a subsistência do grupo. Criada para obedecer, ela não consegue se rebelar contra a sua condição social. Um dia, um jovem rico e culto encontra Chuyia e Kalyani na rua, e imediatamente se apaixona por ela, entrando em colisão com a tradição vigente. Ele é Narayan (John Abraham), recém-formado em Direito e admirador das idéias de Gandhi, que não se importa de infringir a tradição por amor.
Um belo e tocante filme, ÁGUA é um filme dirigido pela conceituada realizadora indiana, Deepa Mehta, com John Abraham e Lisa Ray.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito triste, mas sem dúvida muito bom. Tanto este como o Slumdog não os poria propriamente na categoria Bollywood...