20101220

TAARE ZAMEEN PAR ( Como Estrelas na Terra )


Taare Zameen Par (Como estrelas na Terra) é um óptimo filme sobre um problema pouco conhecido entre a maioria das pessoas e muito abordado no âmbito educacional: a dislexia.
Taare Zameen Par é um filme ultra pedagógico, por tratar uma questão pertinente e de grande discussão entre professores e profissionais da Educação, mas também é um grande filme ao falar sobre o tema de maneira tão sensível, retratando o sofrimento, a indiferença, os conflitos familiares que podem ser afetados por uma questão que precisa antes de mais nada de atenção, compreensão e aceitação.
Uma criança com este problema, não é como as outras crianças de sua idade em fase escolar. Tem grandes dificuldades de aprendizado, não compreende o que parece tão óbvio a todos os outros e por isso sua vida passa a carregar um misto de incompreensão e revolta. Professores, pais, colegas, não há quem possa entender o que se passa com ele , e talvez, nem ele próprio.
O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
Com excelentes actuações de Aamir Khan e do garoto Darsheel Saffary, que se estreou neste filme, banda sonora adequada e um argumento pedagogicamente correcto, Taare Zameen Par é um filme para ser visto com reflexão, carinho e um olhar atento às boas coisas que surgem nas produções indianas.

20101203

PAHELI ( Um Conto de Amor )


Um fantasma se apaixona perdidamente por Lachchi (Rani Mukherji), uma mulher recém-casada. Quando seu marido (Shahrukh) é obrigado a se ausentar por cinco anos a trabalho, o fantasma assume as feições do rapaz e procura pela jovem. Baseado numa história folclórica adaptada ao cinema , num filme que junta comédia, amor e excelentes interpretações de Shah Rukh Khan e Rani Mukherjee, totalmente filmado nas belas paisagens do estado do Rajastão, na Índia.

MISTRESS OF SPICES ( A Princesa das Especiarias )


Dos mesmos produtores dos super sucessos, " Joga como Beckham " e " A noiva indecisa ", Este filme conta a história de Tilo (Aishwarya Rai), uma mulher misteriosa, dona de uma loja de especiarias e possui o dom mágico de transformar seus ingredientes em poções de cura. Ela tem uma missão, e esta missão tem suas regras, como: Tilo jamais poderá provar alguma de suas receitas ou se apaixonar, caso contrário perderá seu dom. E é aí que ela gosta de um cliente seu, e ela terá que ecidir entre o amor ou a sua missão....
Excelente filme de Aishwariya Rai com o actor norte-americano, Dylan McDermott.